Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

O MILAGRE

Um homem, chamado Galen, faz um discurso violento em um restaurante de fast-food, antes de levantar-se e sacar de uma arma: "Ninguém se mexa! Todo mundo quieto!", grita ele.

Um homem bastante gentil sai da multidão e procura acalmá-lo mas, quando outra pessoa tenta fugir, Galen abre fogo, ferindo três pessoas antes de ser derrubado por um tiro, disparado por um atirador de elite da polícia.

"Eu vou morrer", diz Galen, tremendo. "Ninguém vai morrer", diz o Curandeiro, tocando-o e fechando o ferimento de seu peito.

Para desapontamento de Mulder, quando ele e Scully chegam ao local o Curandeiro já desapareceu. Enquanto isso, a mãe de Mulder vai para a antiga residência de verão da família, em Rhode Island, onde se encontra com o Canceroso, que recorda os bons tempos do passado. Ele observa que era melhor esquiador do que o marido dela, acrescentando ironicamente: "Mas o mesmo poderia ser dito a respeito de muitas outras coisas... Não é mesmo?"

A sra. Mulder diz que "esqueceu de tudo", mas o Canceroso insiste em que ela deve lembrar-se de algo, e os dois discutem acaloradamente.

Skinner telefona para avisar a Mulder que sua mãe foi internada em um hospital de Rhode Island. Ela sofreu um derrame cerebral e não pode falar, mas desperta ao ver o filho, rabiscando a palavra "PALM" em um bloco de papel.

Mais tarde, as gravações feitas durante o tiroteio no restaurante mostram o homem misterioso, que parece desaparecer da gravação. O homem, que se diz chamar Jeremiah Smith, é capturado em segredo pelos asseclas do Canceroso, em seu escritório no prédio do Seguro Social, e colocado em uma cela de prisão.

Mulder vai para a casa de praia, onde é surpreendido por X, que diz ter sido ele quem ligou para o pronto-socorro e salvou a vida de sua mãe, depois de tê-la visto conversando com o Canceroso, e mostrando-lhe fotos para provar o que dizia. Mulder não pode entender o porquê daquele encontro, mas X sugere que o Canceroso queria algo dela. "Poderia ser alguma coisa bastante antiga", diz ele. "Certamente era algo muito importante".

Jeremiah Smith entrega-se às autoridades no prédio do FBI, dizendo que não se lembra de ter curado ninguém ou de ter abandonado a cena do crime. Confusos, Skinner e Scully o colocam em liberdade. Mulder volta naquela mesma noite para dar uma busca na casa de praia, trabalhando com a palavra "PALM" até escrever o anagrama "LAMP" (abajur). E quebra diversos abajures antes de encontrar escondida, em um deles, uma estranha arma alienígena em forma de estilete.

O Canceroso interroga Jeremiah Smith, perguntando-lhe se compreende bem as conseqüências de sua ação. Diz que as pessoas acreditam na autoridade e na ciência, e não em milagres, e que "não podem pensar de maneira diferente, se é que o Projeto deve ser levado adiante". E acrescenta que "a data está marcada". Para sua surpresa, Smith transforma-se na imagem de Garganta Profunda, perguntando quantos ainda deveriam morrer para "preservar os seus interesses no Projeto".

Perturbado por causa do que aconteceu à sua mãe, Mulder vai falar com Skinner, exigindo que lhe seja fornecido o nome do Canceroso. "Homens como ele não têm nome", responde Skinner, dizendo que já ficou no passado o dia em que podia ajudar Mulder com esse tipo de coisa.

Mulder e Scully procuram por Jeremiah Smith em seu escritório, mas ele corre para o meio de uma multidão e desaparece, assumindo a aparência de um Homem de Cavanhaque.

O Canceroso volta à cena e continua o interrogatório, quando Jeremiah Smith transforma-se em Mulder pai. "Não sou um de vocês", diz o Canceroso, ao que o outro responde: "Não, tudo o que você quer é ser parte do processo... É ser um dos comandantes quando o processo começar".

Então ele diz ao Canceroso que ele está morrendo de câncer nos pulmões, fazendo com que o perturbado burocrata o acuse de dizer isso "porque deseja salvar a própria vida". "E você?", pergunta calmamente Jeremiah Smith.

O Homem de Cavanhaque, que antes havia conseguido fugir de Mulder e Scully, na verdade é o Caçador de Recompensas alienígena que Mulder já havia encontrado antes (em A Colônia/Fim de Jogo). Tendo localizado a prisão onde Jeremiah Smith está sendo mantido preso, ele volta a assumir sua aparência original, abrindo seu próprio estilete alienígena. Mas, ao entrar, o Caçador de Recompensas encontra vazia a cela de Jeremiah Smith.

Mulder fica sabendo que sua mãe talvez não se recupere mais, chorando ao lado da cama dela. Do lado de fora, no corredor, ele vê o Canceroso preparando-se para acender um cigarro. "Vai fumar isso ou prefere experimentar isso?", pergunta Mulder, agarrando-o e encostando-lhe o cano do revólver no rosto. O Canceroso diz que conhece a mãe de Mulder "desde antes de você nascer, Fox", e acrescenta que ele o procurou porque ela pode ter informações relacionadas com o paradeiro da irmã de Mulder.

Enquanto isso, examinando arquivos de computador, Scully encontra uma lista de vários Jeremiah Smith, que têm exatamente a mesma aparência.

X intercepta Mulder no estacionamento do hospital, pedindo-lhe que entregue a arma alienígena. "É o único meio que temos de matá-los", responde Mulder, o que X confirma respondendo: "Uma simples bala de chumbo não resolveria". Ele acrescenta que as pessoas que procuram pela arma estão dispostas a matar Mulder para obtê-la, mesmo que isso signifique transformá-lo em mártir, e seu trabalho em uma cruzada. "Estamos falando é de colonização. A data está marcada, não está?", pergunta Mulder.

De repente X o ataca, e eles lutam brutalmente, antes de sacar de suas armas. Mulder afasta-se lentamente, dizendo que X jamais encontrará a arma se atirar nele. "Pode considerar-se morto, agente Mulder", diz X, quase sem fôlego por causa da luta. "De um modo ou de outro".

Scully chega em casa, e Jeremiah Smith vai ao apartamento dela, dizendo que o homem que ela encontrou antes era um impostor mandado para matá-lo, e que ele tem importantes informações para Mulder a respeito de "um complexo plano, um projeto e sua irmã".

Mulder liga para Scully, dizendo que ela está em perigo e que deve encontrar-se com ele perto da rodovia. Jeremiah Smith, que acompanha Scully, diz a Mulder que correu grandes riscos para ir até lá. Mulder quer levá-lo para visitar sua mãe. Nesse momento acendem-se fortes faróis sobre eles, e o Caçador de Recompensas alienígena desce de um carro, com sua própria arma em punho.

"Ele veio até aqui para me matar" - diz Jeremiah Smith, enquanto Mulder apanha o estilete, preparando-se para agir.

Continua na temporada seguinte...



--------------------------------------------------------------------------------

Bastidores:
Como seria de esperar, o diálogo entre Mulder e o Canceroso, quando este diz que conhece a mãe do agente desde antes que Fox nascesse, gerou bastante polêmica até mesmo entre os produtores, quanto à possibilidade de o sombrio personagem - em uma reviravolta ao estilo de Guerra nas Estrelas - ser o pai biológico de Mulder. "Ah, claro que as pessoas vão pensar isso", suspirou Chris Carter, antes de filmar o episódio.

Por sua vez, David Duchovny considera esta como uma possibilidade bastante real, que faria crescer a mitologia épica da série. William B. Davis afirma ter contemplado um cenário desses no passado, e que esses pensamentos o inspiraram no momento de filmar aquelas cenas. "A idéia passou por minha cabeça", admite ele.

"Já conversei a respeito disso com Chris", diz Duchovny. "Quando o Canceroso tornou-se um personagem real da série, isso passou a ser uma opção". O ator acrescenta que quaisquer analogias com Guerra nas Estrelas estariam erradas, porque George Lucas baseou-se em uma vasta gama de mitos para desenvolver aquela trilogia, e que a fonte poderia estar em qualquer uma das dezenas de histórias diferentes.

Muitas manifestações dos fãs pela Internet foram de reclamações quanto à possibilidade de o Canceroso sequer aproximar-se da árvore genealógica da família Mulder.

"Não pensei que receberia esse tipo de reação mas, para ser sincero, apreciei as reações que recebi", afirma Carter. "Na verdade, esta possibilidade certamente levanta dúvidas e suspeitas. Atrai os espectadores, e do modo como queremos atrair... E não vou revelar o que isso significa", acrescenta ele, falando em código, como sempre. "Poderia significar qualquer coisa".

As preocupações da Fox em relação ao conteúdo de violência na programação de televisão acabaram fazendo com que a luta entre Mulder e X fosse cortada, para satisfazer as exigências do departamento de práticas e padrões da Fox. Mesmo tendo sido os dublês os responsáveis pela maior parte do trabalho, Steven Williams deslocou o ombro durante a filmagem, levando o diretor Bob Goodwin a colocar à disposição do ator os serviços de uma massagista depois da produção.

Quanto ao aspecto técnico, o estilete alienígena funciona através de uma câmara pneumática, passando-se uma mangueira por dentro da manga da camisa do ator para disparar o aparelho.

"As soluções que requerem pequena tecnologia geralmente são as melhores", diz o chefe dos contra-regras Ken Hawryliw. Por outro lado, o co-produtor Paul Rabwin foi novamente o responsável pelo efeito sonoro do estilete - soprando de leve sobre o microfone com os lábios fechados - assim como havia feito quando a arma apareceu pela primeira vez, em A Colônia/Fim de Jogo, no segundo ano de produção. Tendo conseguido inventar esse som depois que um técnico perdeu horas e horas pesquisando efeitos sonoros que, infelizmente, não deram resultado, Rabwin diz que essa peripécia foi sua "tentativa de chegar à fama".

O restaurante de fast-food "Brothers K" foi batizado em homenagem à obra literária Os Irmãos Karamazov, que serviu de inspiração para a cena de inquisição entre o Canceroso e Jeremiah Smith. O título original do episódio, que significa "virgem ressuscitada" no primitivo idioma aramaico, nasceu da idéia da cura de uma menina, que acontece naquela história.

A referência que o Canceroso faz à sua habilidade de esquiar melhor do que Bill Mulder, baseou-se na extraordinária técnica de que é dotado na vida real o ator William B. Davis, que sabe esquiar na água como verdadeiro profissional. Além disso, vemos duas vezes, na legenda, a hora 11:21 da noite, que muitos fãs sabem tratar-se da data de nascimento da mulher de Chris Carter (Dori), isto é, novembro 21. Esse número (assim como a data de nascimento do próprio Carter, 10/13, ou outubro 13) tem aparecido várias vezes na série.

A dublê de Gillian Anderson, Bonnie Hay, faz o papel de enfermeira no hospital, tendo sido esta a quinta vez que aparece em Arquivo X. Bonnie também fez o papel de enfermeira em O Raio da Morte, de médica no episódio de duas partes A Colônia/Fim de Jogo, e de psicoterapeuta em Cativeiro. Quando lhe dizem que ela parece procurar papéis de profissionais da saúde, Bonnie Hay responde, encolhendo os ombros: "Acho que é porque eu pareço ser uma pessoa que se preocupa com os outros".

Várias referências importantes em O Milagre fazem lembrar episódios anteriores, mais especialmente A Colônia/Fim de Jogo. A declaração de X de que as pessoas que se opõem a Mulder poderiam arriscar-se a matá-lo e transformá-lo em mártir, também é uma referência a um diálogo em A Ascensão (segunda parte do episódio de mitologia Duane Barry, apresentado no início do segundo ano de produção), quando o Canceroso explica que o medo de transformar o trabalho de Mulder em uma cruzada é que impede que as forças com as quais está alinhado procurem matar o agente.

Por mera coincidência, o episódio final da temporada da série da NBC Homicide: Life on the Street - que foi ao ar na mesma noite, exatamente uma hora depois de Arquivo X - também começou com um tiroteio em um restaurante de fast-food.


--------------------------------------------------------------------------------

* Além do título original, "Talitha Cumi", existem diversas outras referências aos Irmãos Karamazov neste episódio. Os diálogos ocorridos na cela de prisão entre o Canceroso e Jeremiah Smith baseiam-se diretamente em O Grande Inquisidor, em que o Inquisidor justifica o fato de manter seu rebanho na ignorância e na escravidão, porque essas pessoas não saberiam lidar com a liberdade. O Canceroso faz eco às palavras do Inquisidor quando diz: "Quem quer que consiga acalmar a consciência de um homem pode roubar dele a liberdade".
* Angelo Vacco é assistente de produção de Arquivo X, nos escritórios de Los Angeles. Além de participar de O Milagre, ele fez o papel de um frentista de posto de gasolina no episódio do segundo ano Emasculatas, O Vírus da Morte. Hrothgar Matthews também apareceu em Nossa Cidade, no papel de um doente mental.

Nenhum comentário:

25 segundos

Melhores Momentos Arquivo X

The Truth about William